Um fóssil intacto de uma espécie completamente nova na classe trilobita (trilobita) acaba de ser encontrado em uma laje rochosa em Emυ Bay, na Ilha Kagaroo (Austrália), um lugar famoso em todo o mundo como um “mipe”. ”cheio de criaturas pré-históricas.

As características peculiares da criatura estranha recentemente descoberta na Austrália fizeram com que os pesquisadores a batizassem de Redlichia rex, com a palavra “rex” derivada de T-rex – isto é, tiranossauro.

O que mais surpreende é o tamanho assustador deste “bυg”: até 30 cm de comprimento.  É duas vezes maior que o maior trilobita já descoberto e é tão grande em comparação com todos os insetos que existem no mundo hoje.

Este besouro “tirano” vive no fundo do mar e tem pernas assustadoras e espinhos para esmagar e rasgar comida em pequenos pedaços.  Sua dieta pode ser muito diversificada, incluindo trilobitas menores.

Este espécime também é valioso porque o “túmulo de parada” preservou as partes moles do animal, incluindo os bigodes e as pernas, o que é extremamente raro no mundo da paleoptologia.  Este monstruoso e suas espécies companheiras – outros trilobitas – apareceram na Terra no início do período Cambria (cerca de 540 milhões de anos atrás) e foram extintos há cerca de 252 milhões de anos atrás, no final do período Permia.

O trabalho, liderado por Diego García-Bellido, pesquisador da Upiversity of  Adelaide e do Museu do Sul da Austrália  ,  acaba de ser publicado no jornal científico Joυrpal of Systematic Paleoptology.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *